STF confirma condenação de itaunense a 14 anos de prisão

Argeu Franciso Gonçalves Andrade foi condenado por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo

STF confirma condenação de itaunense a 14 anos de prisão
Reprodução/Redes sociais

Agora é oficial. Por quatro votos a zero, o itaunense Argeu Francisco Gonçalves Andrade, foi condenado em julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro, pelo Supremo Tribunal Federal – STF. A Primeira Turma daquela Corte decidiu, por unanimidade, que Argeu participou ativamente do ato.

Ele foi condenado a 12 anos e 6 meses de reclusão e a 1 ano e 6 meses de detenção, totalizando a pena em 14 anos. Argeu também foi condenado ao pagamento de 100 dias-multa, individualmente, o que corresponde ao valor de R$ 50.600,00.

E, ainda, solidariamente, à multa de R$ 30 milhões. Este valor deverá ser pago por todos os condenados pelo ato de 8 de janeiro. A divisão de valores que caberão a cada condennado deverá ser feita ao final dos julgamentos.

Conforme a FOLHA tinha noticiado, inicialmente apenas o ministro relator da Primeira Turma do STF, Alexandre de Morais, tinha publicado seu voto, condenado o itaunense. Em seguida, os demais três ministros, Zanin, Carmen Lúcia e Flávio Dino, como previsto, acompanharam o voto do relator. Ainda cabem recursos por parte da defesa do réu.

A condenação foi publicada nas redes sociais, em Itaúna, com comentários favoráveis e contrários ao desfecho.