SEGURANÇA - Criação da Guarda Municipal, trânsito e outras medidas
Atual administração trata a questão da segurança como prioridade
Em ano eleitoral, é comum que os grandes veículos de comunicação invistam em pesquisas junto à sociedade para detectar quais são as principais demandas da sociedade. E a segurança, nas últimas décadas, tem ocupado grande espaço nesse debate. Em Itaúna não é diferente, até pelo contrário. A questão da segurança é um dos principais problemas a ser enfrentado pela administração pública, especialmente nos últimos anos, quando a criminalidade tem mostrado números crescentes. No mês de abril, encerrado no final da semana passado, por exemplo, foram registrados quatro homicídios em Itaúna. A questão da violência contra a mulher também é outro destaque negativo. Porém o principal problema detectado no setor ainda é o trânsito.
Com a atual administração, entretanto, é possível notar um tratamento prioritário ao setor, a começar pela criação da Secretaria de Segurança Pública do Município, entregue a um experiente militar da reserva, passando pelas várias ações já encaminhadas. Nesta semana, o destaque ficou para a implantação da Guarda Civil Municipal de Itaúna – GCMI, que teve três projetos enviados pelo prefeito à Câmara, além de visita do secretário de Segurança Pública ao Legislativo. Dentre os projetos de leis complementares estão o de número 4, que altera a lei que cria condições de instalação da Guarda Municipal, de 2014; o de número 5, que estabelece o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal de Itaúna; e o de número 6, que propõe o Código de Ética e Disciplina da corporação.
Em leitura rápida dessas propostas, é possível obter informações de que serão criadas, inicialmente, 30 vagas a serem preenchidas por concurso público e mais três cargos de comando da GCMI – de comandante, subcomandante e de gerente administrativo –, que serão de livre nomeação (em comissão). O salário inicial do agente da guarda será de cerca de R$ 3 mil, mais vantagens.
A visita do secretário
Sobre a participação do secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Oliveira, ele compareceu à reunião da edilidade acompanhado do major Geovane Mendonça (engenheiro superior de Trânsito e Transportes), do general Megid (vice-Presidente do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança - Inprotran); e do coronel Marcello da Costa (diretor técnico do Inprotran). A participação teve foco nas questões de trânsito e atendeu a convite da Casa, formulado a partir de pedido do edil Israel Lúcio. O secretário fez um resumo das ações da sua pasta para enfrentar as questões do trânsito de Itaúna e, em seguida, passou a palavra ao major Geovane Mendonça, que deu explicações técnicas sobre o tema.
Após a apresentação sobre as questões do trânsito local, o coronel Marcello da Costa fez uma apresentação do Inprotran, destacando ações na área efetivadas em vários pontos do País, inclusive na capital federal, Brasília. Após as apresentações, foram respondidos os questionamentos dos vereadores, que aprofundaram questões pontuais que vinham sendo debatidas nas reuniões do Legislativo.






