SAÚDE - Hospital Regional funciona a partir de junho
Depois de quase 16 anos, unidade em Divinópolis vai entrar em funcionamento para atender pacientes de todo o Centro-Oeste de Minas
O Hospital Regional que vai atender aos 54 municípios do Centro-Oeste de Minas, totalmente pelo Sistema Único de Saúde - SUS, vai começar a funcionar em junho próximo. A obra foi iniciada em 2011 e, quase 16 anos após, vai entrar em funcionamento, após o Governo federal assumir a responsabilidade, através da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, no campus Divinópolis.
O início do funcionamento foi anunciado em reunião acontecida em Brasília, com a participação de representantes de 17 municípios da região. Comandou o encontro o ministro da Educação, Camilo Santana, que estava acompanhado do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e do reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade. A unidade funcionará como hospital universitário, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e atenderá moradores de 54 municípios da região, incluindo Itaúna e Itatiaiuçu. A Ebserh já iniciou obras de adequação, convocação de pessoal e contratação de serviços.
Conforme o anúncio, o funcionamento começará em junho próximo, com a inauguração oficial agendada parra ocorrer entre os dias 15 e 27 daquele mês. O hospital será referência em assistência à saúde, ensino e pesquisa, exclusivamente pelo SUS.
Ainda conforme o cronograma divulgado no encontro, a operação será gradual, ao longo de aproximadamente um ano. Inicialmente, entre junho e agosto, o hospital funcionará com 41 leitos e 196 profissionais, conforme o Ministério da Educação. Na segunda etapa, entre setembro e novembro, a capacidade será ampliada para 91 leitos e 538 trabalhadores, com a inclusão de cirurgias e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. Entre dezembro de 2026 e fevereiro de 2027, o hospital passará a contar com 122 leitos e 733 profissionais. Por fim, entre março e maio de 2027, atingirá a capacidade total de 198 leitos e 1.096 trabalhadores.
Com perfil voltado à média e alta complexidade, os 198 leitos do hospital serão distribuídos entre clínica médica, cirúrgica, pediatria e obstetrícia. A estrutura incluirá centro de parto normal, alojamento conjunto, UTIs adulto, pediátrica e neonatal, além de unidades intermediárias e método canguru. Também contará com seis salas cirúrgicas, duas obstétricas e duas destinadas a endoscopia e colonoscopia, além de serviço de hemodinâmica para procedimentos cardíacos, vasculares e neurológicos.
O Hospital Regional tem cerca de 17 mil metros quadrados de área construída em terreno de 53,4 mil metros quadrados. O custo total da obra está avaliado em R$ 134 milhões e a sua conclusão foi possível com o aporte de recursos do acordo feito com a Vale, em indenização pela tragédia provocada pela empresa na cidade de Brumadinho, que ocasionou 272 mortes, em 2019.





