Quem quer se candidatar tem prazo até o dia 6 de abril
Até o dia 5, políticos com mandato podem mudar de sigla sem serem punidos
O prazo para quem quiser se candidatar nas próximas eleições está chegando ao final em relação à filiação partidária. Para ter direito à disputa, os interessados devem estar filiados a uma agremiação partidária até o próximo dia 6 de abril, portanto seis meses antes das eleições de outubro. Assim, serão 15 dias de prazo para que seja feita a filiação.
Outro prazo que está correndo e que também vence no início de abril é para os políticos com mandatos, no caso de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, que vão disputar as eleições de outubro. É o prazo chamado de “janela partidária”, que abre uma exceção para que os políticos eleitos mudem de siglas sem serem punidos por isso.
Neste caso, o prazo vai até o dia 5 de abril, portanto são mais 14 dias de prazo. Em Itaúna existem expectativas de mudanças de vereadores que estão filiados a siglas partidárias e que pretendem se candidatar em outubro. O vereador Kaio, que foi eleito pelo PSC, com 651 votos, mesma sigla de Tõezinho, eleito com 1.528, é o caso mais observado. Ele já se coloca como pré-candidato e muitas pessoas apostam que será pelo PL, porém aquela sigla tem a vice-prefeita Gláucia Santiago, que também se coloca como candidata e, conforme informações, tem o domínio do partido em Itaúna.