Prefeitura recebe Selo Ouro em Transparência Pública
Prefeito fala em “uso ético dos recursos públicos” e “compromisso com o direito do cidadão à informação”
A assessoria da Prefeitura divulgou com destaque a informação de que o Município conquistou o “Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública”. Conforme a divulgação, Itaúna atingiu “100% dos itens essenciais e 90,09% dos itens obrigatórios e recomendados”. Informa ainda que “o Município ficou em 6º lugar considerando os órgãos públicos que receberam a medalha de ouro em Minas Gerais, e em 2º entre as prefeituras, atrás apenas de Belo Horizonte”.
Ao abordar o tema, o prefeito Neider Moreira firmou que “esse prêmio é reflexo do trabalho sério e dedicado que temos feito para garantir uma administração transparente e acessível para todos os cidadãos de Itaúna. Estamos construindo uma gestão baseada na responsabilidade com a população”. Também disse que “transparência não é apenas uma obrigação, mas um compromisso com o uso ético dos recursos públicos e com o direito do cidadão à informação”.
Alguns críticos afirmaram que é preciso descobrir quais informações foram avaliadas para se chegar à premiação. Lembram que a população não sabe, por exemplo, quanto e onde foram aplicados os recursos recebidos com as cerca de 50 mil multas aplicadas pelos radares instalados na cidade, para ficar em apenas um exemplo. Cobram que as informações municipais sejam mais simplificadas e menos técnicas, o que dificulta o entendimento aos leigos.
“Para os técnicos em contabilidade pública pode até estar existindo transparência, mas a população itaunense, que é a que realmente interessa, fica praticamente sem informação. A divulgação é feita somente no site e nas redes sociais da Prefeitura”, comentou um político itaunense com mandato, após tomar conhecimento da divulgação sobre o selo.