Otimismo no comércio / DIA DAS CRIANÇAS - 40% apostam em aumento das vendas
Em Itaúna, não terá campanha de incentivo às compras e horário especial de funcionamento ainda está indefinido

A Fecomércio Minas publicou reportagem sobre pesquisa realizada no estado que aponta otimismo dos empresários com o Dia das Crianças. Conforme o levantamento realizado pela entidade, 70,9% das empresas do comércio varejista mineiro dizem que são impactados pela data. Para 40,2% dos entrevistados terá aumento nas vendas em comparação com o resultado obtido no ano passado. Para 21,4% as vendas serão iguais ao patamar de 2024; e apenas 9,3% se dizem pessimistas, acreditando que terão resultado pior nas vendas do que no ano passado. Outros 26% informaram que não são impactados ou não quiseram responder ao levantamento.
Conforme a economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, “o principal motor dessa confiança é o otimismo dos próprios comerciantes, apontado por 74,3% deles como o fator-chave para impulsionar as vendas”. No entanto, como destaca a informação da entidade, “uma parcela menor, de 9,3%, demonstra cautela, prevendo um cenário de vendas pior, principalmente devido à crise econômica e a um consumidor mais cuidadoso”.
Para atrair a clientela, os lojistas mineiros estão investindo em estratégias de mercado. O atendimento diferenciado lidera a lista de ações, sendo a escolha de 42,2% das empresas. Em seguida, aparecem os investimentos em propagandas (38,1%) e as tradicionais promoções e liquidações (28,3%). Ainda foi levantado que 11,7% devem apostar no marketing digital e outros 5,7%, na visibilidade das lojas. O valor médio esperado para investimento no presente varia de R$ 70,00 a R$ 200,00, segundo 51,1% dos entrevistados.
Dentre os produtos que terão mais saída, conforme os entrevistados, estão os brinquedos (23,5%), roupas (16,2%), balas e doces (9%), calçados (8,2%) e até aqueles que apostam em vendas de carnes (5,9%). Dentre os entrevistados, 42,6% informaram que realizam vendas online e 52,1%, não usam desta ferramenta.
Dados da pesquisa
Foram aplicados questionários (survey) por telefone para uma amostra proporcional aos segmentos do comércio varejista do estado de Minas Gerais. As lojas foram selecionadas com base no cadastro da área de Estudos Econômicos do Sistema Fecomércio MG. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 de setembro a 25 de setembro de 2023. Foram avaliadas 407 empresas, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.
Sem campanha e horário indefinido
A reportagem da FOLHA fez pesquisas no site da Fecomércio de Itaúna e entrou em contato com a assessoria de imprensa da CDL, para levantar informações sobre o funcionamento do comércio local nas semanas que antecedem ao Dia das Crianças (12 de outubro). Ainda não estava definido, até o fechamento desta edição, o horário especial para o comércio. E, conforme a assessoria da CDL, neste ano, não haverá campanha promocional para o Dia das Crianças em Itaúna realizada pela entidade.