Hospital lotado e atendimento só de urgência e emergências
População é alertada de que só serão atendidos casos mais graves
O site é de brincadeiras, da famosa “zoeira”, mas nesta semana registrou um alerta bastante sério para a população itaunense: o Hospital Manoel Gonçalves está lotado e, por esse motivo, solicita que as pessoas só procurem o serviço naquela instituição em casos de urgência e emergência. É o que está afixado em um cartaz na porta do Hospital, conforme postagem da página “Itaunadazoeira” nesta semana.
A reportagem da FOLHA entrou em contato com a gerência do Hospital e o fato foi confirmado. Não ficou esclarecidas as causas da superlotação, mas as informações não oficiais são de que casos de suspeita de dengue é que estão causando a superlotação do local.
Também circularam informações de que o problema está ocorrendo mais como medida preventiva do Hospital, visto que a Prefeitura estará com suas unidades de saúde todas fechadas durante o período de carnaval, que vai de sábado, 10, até a quarta-feira, 14, às 12 horas. Segundo esses comentários, nem mesmo o Posto de Saúde Central, que funciona em plantão nessas ocasiões, vai funcionar e que, por isso, a previsão é de que o Plantão 24 Horas ficará sobrecarregado no período.
Incoerentemente às ações, a Prefeitura divulgou, em 24 de janeiro, comunicado à população para que, em caso de suspeitas de contágio com a dengue, as pessoas procurassem, primeiramente, as unidades de saúde antes de buscar o Plantão. Porém, no período momesco, decretou “ponto facultativo” e manterá todas as unidades fechadas por, pelo menos, 4 dias.