ATENÇÃO - Delegado alerta para aumento de ocorrências de golpes

Abertura de contas bancárias com uso ilegal de documentos é o “golpe do momento”

ATENÇÃO - Delegado alerta para aumento  de ocorrências de golpes

O delegado da Polícia Civil, titular da Delegacia de Itaúna, Leonardo Pio, falando à reportagem, alertou para o crescente aumento de casos de estelionato, especificamente, quando bandidos utilizam dados das vítimas para abrir contas bancárias e, em seguida, executar negociações que geram dívidas. Conforme o delegado, esse tipo de crime tem aumentado o índice de ocorrências e a região compreendendo Itaúna não está livre dos riscos.

Para se prevenir, o delegado aponta a utilização do sistema lançado pelo Banco Central (BC), que concorre para a proteção da utilização do CPF das pessoas. O sistema “BC Protege+” é uma ferramenta digital gratuita que, conforme aponta o delegado, protege as possíveis vítimas, impedindo e/ou dificultando a abertura de contas correntes ou conta-poupança com a utilização criminosa de dados das pessoas.

Para se cadastrar e ativar a proteção, que também garante proteção com relação à emissão fraudulenta de cartões bancários nos nomes das vítimas, é preciso efetuar os seguintes passos:  acesse: www.bcb.gov.br/meubc; vá em Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+; faça login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro); ative a proteção com um clique.  O serviço é gratuito, totalmente online e entra em vigor imediatamente.