Pix Automático já está funcionando

Nova modalidade substituirá débito automático e boletos

Pix Automático já está funcionando
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Já está em vigor a obrigatoriedade do Pix Automático, modalidade que busca facilitar o pagamento de contas recorrentes, como de energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas. A funcionalidade, criada pelo Banco Central em caráter opcional em junho, passa a ser exigência para as instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço.

A modalidade substitui o débito automático e os boletos e beneficia consumidores que não possuem cartão de crédito. O usuário autoriza, uma única vez, pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, com os débitos ocorrendo automaticamente na conta do pagador, sem a necessidade de repetir o processo a cada vencimento.

O Pix automático só é válido para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores.

Os clientes configuram o PIX Automático após a empresa solicitar a autorização para a cobrança, o que aparece no aplicativo do banco do cliente. Ele pode aceitar ou recusar, e é possível definir regras, como valor máximo de pagamento ou uso de cheque especial. A autorização também pode ocorrer via QR Code, site ou app da empresa.

Para as empresas, a nova tecnologia facilita a cobrança ao simplificar a adesão à cobrança automática. Isso porque o débito automático exige convênios com cada um dos bancos, o que na prática só era possível a grandes companhias. Com o Pix automático, bastará a empresa ou o MEI pedir a adesão ao banco onde tem conta.