Pesquisa aponta expectativa positiva para o Natal

Metade dos entrevistados esperam aumento nas vendas deste ano e apenas 20% apresentaram expectativa negativa.

Pesquisa aponta expectativa positiva para o Natal
Foto: Divulgação/Fecomércio MG

As expectativas para o comércio neste período natalino de 2024 são as melhores possíveis, para 49,1% dos comerciantes entrevistados em pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG. Dos que acham que as vendas serão iguais às do ano passado, 72,5% afirmam que esperam, mesmo assim, que sejam satisfatórias. E apenas 20% esperam vender menos. Foram ouvidos comerciantes de todas as regiões de Minas Gerais e ficou constatado que o período impacta as negociações de 84,5% dos estabelecimentos comerciais.

Ainda conforme a assessoria da Fecomércio Minas, “a boa expectativa para a data leva mais da metade dos empresários (53,1%) a acreditarem que o último trimestre do ano vai superar o desempenho do mesmo período de 2023. Os resultados do quarto trimestre de 2024 serão satisfatórios para 76,7% dos comerciantes mineiros que dizem que o período deverá repetir o desempenho de 2023. Os motivos para o otimismo são, em primeiro lugar, a expectativa/confiança dos empresários (40,7%), em segundo, o valor afetivo da data (29,3%) e, em terceiro, o aquecimento do comércio (26,3%)”.  

Para 71% dos entrevistados, o consumidor deverá ir às compras às vésperas do Natal e, ainda conforme a assessoria da Fecomércio, “esta percepção leva cerca de 80% dos comerciantes ouvidos a não lançarem mão de ações para atrair o cliente para seu negócio, sendo que 47,0% informam que farão propaganda, e 32,7%, promoções e liquidações. As indicações para o tíquete médio variam, sendo que 34,9% dos empresários apostam em desembolso de 100 a 300 reais por cliente”.

Ainda segundo o estudo, os produtos alimentícios devem puxar as vendas (22,8%) seguidos de roupas (20,3%) e bebidas (14%). Para aproximadamente 30% das empresas que vendem on-line, as maiores saídas serão: roupas, produtos alimentícios, calçados e bebidas. Já as principais modalidades de pagamento das compras de Natal deverão ser, nesta ordem: cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista, pix, cartão de débito e carnê.

 A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 26 de novembro e neste período foi apurado que 46,5% dos comerciantes do estado já estavam com os estoques preparados para o Natal e 36,3% aguardavam a chegada dos produtos pedidos. Somente 16,6% não haviam feito os pedidos. Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca ainda na informação, a importância do período do Natal para os setores do comércio, serviços e turismo. “O Natal é a data comemorativa mais expressiva para o calendário varejista no ano. Essa data é marcada por um valor afetivo muito grande e boa parte dos consumidores vão às compras em busca de presentes, itens para festas, viagens de final de ano, entre outros. É imprescindível destacar que os impactos positivos do Natal vão muito além do comércio varejista, movimentando também o setor de serviços e o turismo”, explicou.