Heli Maia explica que carta aberta “não era direcionada...”
A FOLHA recebeu nesta semana mensagem do diretor do IMP de Itaúna, o professor Heli de Souza Maia, explicando o ocorrido em relação a uma “carta aberta” que foi abordada em matéria do jornal S’Passo como se dirigida ao prefeito eleito e aos vereadores. No texto de Heli, ele inicia afirmando que “o Jornal FOLHA DO POVO, em sua última edição, discorreu sobre uma carta aberta, publicada no Jornal S’Passo sobre o regime próprio de previdência social”. E, em seguida, ele afirma: “Vamos aos fatos”.
Porém, antes de “ir aos fatos”, como convida Heli Maia, é necessário esclarecer que a FOLHA não “discorreu sobre uma carta aberta, publicada no Jornal S’Passo (...)”, mas, sim, publicou matéria relativa à fala do vereador Alexandre Campos, proferida na tribuna na Câmara, durante reunião da edilidade itaunense. Diga-se, ainda, que na matéria publicada pelo jornal S’Passo consta a afirmativa de que “Heli Maia publicou carta endereçada ao novo prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos para a legislatura 2025/2028”. Em nenhum momento da matéria, existe citação à publicação feita no site www.investimentosrpps.com.br, nem mesmo como fonte para o conteúdo do texto, como, aliás, deveria constar.
O vereador Alexandre criticou a possível carta aberta, como anunciado no título do citado jornal, como tendo sido direcionada ao prefeito eleito e aos vereadores do próximo mandato. Até porque o entendimento daquela matéria não levaria a outro entendimento. Senão, vejamos: “Em carta aberta Heli Maia alerta novo prefeito e vereadores sobre ‘situação complexa’ do IMP”. A matéria, portanto, direcionou toda a questão ao Município de Itaúna e, mais especificamente, à denominada “situação complexa” do IMP, instituto que ele, Heli Maia, dirige em Itaúna.
As explicações de Heli Maia
Sobre a real informação, que não foi o que se viu na citada matéria do jornal S’Passo, Heli afirma que, “em momento algum, fiz carta aberta direcionada exclusivamente ao prefeito eleito de Itaúna e aos vereadores locais. Sou colunista regular do site www.investimentosrpps. com.br, que tem base em Curitiba, Paraná. Nos dias que antecederam a publicação do jornal S’Passo, aquele portal tinha publicado, de minha autoria, um artigo com o título ‘Cartinha aos novos prefeitos e vereadores’. Nota-se o uso do plural (*No texto publicado não há citação a este artigo, e foi redigido pelo jornal, no singular – grifo nosso). Isso ocorreu no dia 7 de novembro e o jornal S’Passo foi editado posteriormente. O artigo mencionado está disponível naquele site para conferência”. Portanto a matéria do jornal local, conforme disse Heli, teria se baseado na coluna que ele publicou no site informado, apesar de não ter dado os créditos devidos.
Em seguida, Heli tece vários outros comentários sobre como se dá o encaminhamento das aplicações dos recursos do IMP, bem como discordou da afirmativa do vereador sobre a necessidade de realizar concursos públicos como (única) forma de resolver a situação futura do instituto. Faz ainda várias observações de possibilidades futuras sobre o IMP e os demais órgãos do mesmo setor. O artigo original de Heli Maia pode ser lido no site www.investimentosrpps.com.br. Conforme o professor e atual diretor do IMP de Itaúna, o que ocorreu foi que o citado jornal teria “adaptado” o artigo, dando coloração à situação local.