Data é a principal oportunidade de negócios do primeiro semestre

73% da população apontam que a data é importante e isso faz as expectativas de faturamento aumentarem

Data é a principal oportunidade  de negócios do primeiro semestre
Foto: Arquivo/FOLHA


Em matéria divulgada pela Globo, 73% da população brasileira aponta o Dia das Mães como uma data importante a ser comemorada. Com essa informação, somada ao fato de que a data é a principal oportunidade de faturamento para o comércio, no primeiro semestre, cria nos comerciantes a expectativa de bons negócios a serem feitos. Neste ano, o Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio, segundo domingo do mês, portanto daqui a 15 dias. É hora de os comerciantes se organizarem para as vendas do período que “esquentam” já no início da primeira semana do mês, dentro de cinco dias. 

No ano passado, 28% dos entrevistados em uma pesquisa da Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CNCDL afirmavam que gastariam o mesmo valor na aquisição de presentes para as mães e 23% diziam que gastariam menos. Por outro lado, 38% das pessoas informaram que fariam gasto maior do que no ano anterior para presentear as mães. Por esses motivos, as apostas para este ano são de que no mínimo 40% das pessoas tenham a intenção de investir um pouco mais para presentear as mães, o que amplia o otimismo do setor. Outra questão que deve ajudar, também, é o adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do INSS. 

O aumento da oferta de empregos, a inflação mantida dentro dos patamares esperados e o aumento da renda per capita anunciada pelo IBGE, recentemente, são outros fatores que levam ao aumento da expectativa de faturamento. Na relação dos produtos que devem ser os mais adquiridos estão as flores, chocolates, roupas, acessórios, produtos de beleza e, também, eletrodomésticos. 

A tarefa agora está nas mãos dos comerciantes, que precisam oferecer bons preços e mercadorias de qualidade. Os levantamentos apontam que os consumidores estão, cada dia mais, valorizando o preço baixo e pesquisando mais.