Atleta se destaca após passar por projeto social da Fundação ArcelorMittal
Desde muito pequeno o futebol está na vida do atleta Vinícius César de Oliveira Martins. Na sua infância, em Carmópolis de Minas, o pai construiu um campinho no fundo do quintal, onde ele brincava com os amigos e a mãe fazia o papel de árbitra nas disputas, lembra o atleta. “Quando eu era bem pequeno, meu pai construiu um campinho no fundo de casa, onde eu jogava com amigos da rua, com minha mãe fazendo o papel de árbitra”, disse ele ao se lembrar do período. E essa formação no esporte tem levado Vinícius a voos mais altos, como apontam seus amigos e familiares.
De Carmópolis, jogando no Tupanuara, ele cresceu e foi apontado para participar da equipe do Tropical Tênis Clube, de Itaúna, que mantém um projeto, o Esporte Cidadão, que é apoiado pela Fundação ArcelorMittal. Este projeto mantém as práticas de aulas de futebol, futsal, vôlei e judô para crianças e adolescentes. Ao se destacar no futebol, Vinícius foi convidado a fazer testes no Cruzeiro, de Belo Horizonte, após sua equipe vencer o Campeonato Itaunense de Futsal e chegar ao terceiro lugar no Campeonato Metropolitano, em 2017.
Hoje, aos 17 anos, Vinícius é atleta do Cruzeiro, onde atua na posição de zagueiro e já tem uma história para contar, no esporte: o atleta já foi convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira Sub-15 e está “na mira” para outras oportunidades. O atleta fala sobre a fase em que participou do projeto no Tropical, de Itaúna: “tive medo, mas o projeto em Itaúna tinha me preparado para encarar as dificuldades e oportunidades que se apresentam para a gente”, explicou ele. “Ali me transformei: fui bolsista, recebia alimentação, material de treino, ajuda de custo e toda orientação dos treinadores e dos professores. Graças a esse apoio, tive condições de me desenvolver tecnicamente, manter meus estudos e crescer individualmente”, completou.
A Fundação ArcelorMittal atua com projetos nas áreas de educação, cultura e esportes. O objetivo é apoiar e promover oportunidades para pessoas como Vinícius. E esta história de sucesso é apenas uma das muitas que podem ser contadas pela Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023.