Atleta itaunense é destaque no Pan do Chile

Karen Olímpio disputou prova de mountain bike pelo Brasil, pela primeira vez, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Atleta itaunense é  destaque no Pan do Chile
Foto: Divulgação/PMI


A atleta itaunense Karen Olímpio, que, como ela mesma afirma em sua página do Instagram (@karenolimpiomtb), “há um ano e poucos meses, era desacreditada por muitos”, entrou na pista no sábado, dia 21, representando o Brasil em uma prova de mountain bike – cross country olímpico – nos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023. E ela foi destaque, pois conquistou a quinta posição na disputa, depois de se manter em terceiro, por duas voltas na prova. Karen marcou o tempo de 1h27min na prova, marca excelente na competição, que reuniu os maiores nomes das Américas no esporte.

A atleta falou sobre o resultado obtido: “Estou muito feliz com o 5º lugar no meu primeiro Pan-Americano, em Santiago, no Chile. Fui muito bem-preparada, mas meu corpo sofreu com as mudanças de temperatura nos últimos dias. Eu sabia que a disputa seria muito intensa, pois todos os atletas chegam motivados por suas nações. Um evento que acontece de 4 em 4 anos tem seu sabor especial. Saio feliz com o resultado, entreguei tudo e não sobrou nada”, disse. E afirmou, ainda, na sua página no Instagram, que “foi com muita honra e garra, que eu pude representar as cores do nosso país o Brasil, no meu primeiro Jogos Pan-Americanos. Eu agradeço imensamente a torcida e mensagens de todos”.

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, estão sendo disputados em 39 modalidades desportivas. Teve início no dia 20 de outubro e se estende até o dia 5 de novembro. Os Jogos Pan-Americanos contam pontos para os Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados em Paris, na França. O mountain bike faz parte dos jogos pan-americanos desde 1995, quando foram disputados na Argentina. Nas Olimpíadas do próximo ano, o Brasil terá dois atletas masculinos e duas femininas na disputa de mountain bike. A fase classificatória se encerra em 26 de maio de 2024.