Jornada Ampliada propõe formação integral em Itaúna

Jornada Ampliada propõe  formação integral em Itaúna
Foto: Divulgação/PMI

Começou na segunda-feira, dia 16, o projeto piloto do Jornada Ampliada nos núcleos infantis de Itaúna. A primeira experiência foi iniciada no Núcleo Infantil do Bairro Itaunense e começa atendendo duas turmas: uma de 1º período e outra de 2º período, totalizando até 40 alunos. Conforme esclarece a Secretaria de Educação de Itaúna, a iniciativa amplia a atuação da rede, que já conta com três turmas de jornada estendida na Escola Municipal Dona Cota, beneficiando 60 crianças.

Participaram do evento de lançamento, além do prefeito Gustavo Mitre, a secretária de Educação, Regina Célia, a diretora do núcleo, Michele Carvalho, a coordenadora do Projeto Jornada Ampliada, Flávia Nogueira, além de professores, alunos e seus pais e familiares. Segundo a Secretaria de Educação, a Jornada Ampliada tem como principais objetivos: ampliar o número de estudantes atendidos; oferecer um ambiente seguro, afetuoso e estruturado para o desenvolvimento das crianças; garantir tranquilidade aos pais que precisam conciliar a rotina de trabalho com os cuidados dos filhos; promover uma formação integral com práticas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos.

O prefeito abordou o projeto, afirmando que “estamos dando um passo importante para garantir uma educação mais justa e acolhedora desde os primeiros anos de vida. A jornada ampliada permite que nossas crianças tenham acesso a um ambiente com cuidado, alimentação, atividades pedagógicas e muito afeto. Essa é uma conquista da educação pública de Itaúna”. 

Concluindo as informações repassadas à imprensa, a assessoria da Prefeitura informou que as crianças contempladas no projeto piloto participarão de uma rotina que inclui almoço, lanche e oferta de frutas; escovação dos dentes e repouso; oficinas de letramento, matemática, recreação, artes, psicomotricidade, contação de histórias, dever de casa e outras práticas pedagógicas; acompanhamento por estagiários da área da educação, supervisionados pela equipe da escola e da Secretaria Municipal de Educação.