Respeito à sinalização evita acidentes

Uma das qualidades do bom motorista/motociclista é a condução de forma defensiva e/ou preventiva. O motorista ou motociclista que observa os conceitos desse tipo de condução está sempre menos sujeito a acidentes ou incidentes no trânsito. E uma das regras básicas para quem pratica a condução defensiva é a observação e, principalmente, o respeito à sinalização.
E é sobre essa questão que o SAAE de Itaúna faz um alerta: “Diariamente, o SAAE tem que cortar asfaltos ou tirar calçamento poliédrico das ruas e avenidas da cidade para fazer a ligação de novos consumidores ou fazer reparos das redes de abastecimento de água ou de coleta do esgoto sanitário. Isso causa interrupção parcial do trânsito em nossos logradouros. Então torna-se necessária a sinalização dos locais de obras para se evitar acidentes com veículos ou pedestres”.
E acrescenta que, “em todas as obras, o SAAE providencia a sinalização com cavaletes, cones e fitas zebradas”. Portanto, para evitar acidentes, é fundamental que os motoristas e motociclistas prestem bastante atenção e respeitem as sinalizações. Porém, infelizmente, como alerta a autarquia, “essas sinalizações, muitas vezes tem sido alvo de vandalismo: cones roubados, fitas cortadas etc.”.
Segue a autarquia relatando, inclusive, um caso recente: “No bairro Santanense, em meados deste mês, um caminhão, acidentalmente, quebrou um cavalete do SAAE, jogando-o ao lado do passeio. Esta falta de atenção com a sinalização pode até custar a vida de outros motoristas”. E conclui a direção do SAAE de Itaúna que “solicita aos motoristas atenção com estas sinalizações pois elas são importantes para que o trânsito possa fluir normalmente e a autarquia proceder às obras que são necessárias ao sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em Itaúna”.