LEI DE TALIÃO - Homem é agredido após furtar maquita

Imagens que circularam nas redes sociais mostram pessoas batendo no ladrão, flagrado após o furto

LEI DE TALIÃO - Homem é agredido após furtar maquita
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um ditado antigo que afirma “olho por olho, dente por dente” se refere à, mais antiga ainda, “Lei de Talião”, um dos primeiros códigos legais, escrito na Babilônia, por volta de 1.770, conforme registros históricos. Esta afirmativa justifica ações de “justiça pelas próprias mãos”, quando se pune um crime imediatamente, sem julgamento, com aplicação de pena conforme a vontade das pessoas que flagram o ato ilícito. Pois bem, em Itaúna, na noite da terça-feira, dia 8, um exemplo dessa ação pôde ser gravado e postado em imagens nas redes sociais.

Um homem teria entrado em uma construção no Bairro Morro do Engenho e, de lá, furtado uma máquina de cortar pisos, conhecida no meio da construção civil como maquita. Só que, por volta das 21 horas daquela noite, ele foi identificado e agredido por populares, conforme registram as imagens. Informações são de que a polícia foi acionada para prender o suspeito, porém não foram repassadas outras informações à imprensa. 

Autoridades lembram que essa não deve ser a atitude indicada nessas situações, sendo que os agressores também podem ser indiciados e responder por crime de agressão, além do risco de outras punições. O mais indicado é denunciar o suspeito às autoridades.